Glossário e Terminologia na cultura Kpop

Glossário e Terminologia na cultura Kpop

Como fã de K-pop, devemos conhcer aqueles glossários e terminologias mais usadas na cultura k-pop. E seguintes são as mais comuns:

(Dica: usa teclado Ctrl+F para buscar o que quiser com maior rapidez)

Maknae – refere-se a pessoa mais jovem de família, ou algum grupo Kpop.

MBTI – sigla para Myers–Briggs Type Indicator em inglês, significa tipologia de Myers-Briggs, indicador tipológico ou classificação tipológica de Myers-Briggs. Existe 16 tipos de personalidades e os kpop integrantes sempre gostam de fazer esse tipo de teste para seus fãs souberem melhor deles ou delas.

Modelo exemplar (pessoa que admira e quer imitar): Em inglês, é role model, uma frase muito popular na cultura asiática. Isso que dizer a pessoa que segue como exemplo. Por exemplo: O exemplo que Junhyuk do Grupo MIRAE admirar e quer ser é Jungkook do BTS.

Nome artístico: Nome artístico é diferente do que nome completo que geralmente é em coreano. Nome artístico se refere ao nome que usa no palco, na arena, um nome mais fácil para lembrar.

Debut: Significa estreia. Geralmente, quando uma empresa lançar um novo artista, ou novo grupo, é chamado debut. E pré-debut pode referir-se a uma música lançada antes da estreia do grupo ou artista.

Single/Title Track: Quando o artista lança uma música e um MV (Clipe) é considerado um single. Dependendo, os artistas lançam mais de um single, por isso existe o termo Title Track. A Title Track é sempre a faixa principal e embora o artista lance um, dois ou três outros singles para seu álbum, a principal será sempre a Title Track.

Single: Uma música ou MV (Music video) é considerado um single.

Title track: Title track é a faixa principal de um album, que pode conter várias faixas de música. A música principal é considerada title track.

OST: Sigla para “Original Television Soundtrack”. Em português, é Trilha sonora. Ela é a música para um filme, novela ou dorama.

Single álbum: Um “álbum” com duas ou três faixas de músicas.

Mini-álbum: Um álbum com quatro ou, no máximo, oito músicas.

Full-álbum: Um álbum completo que geralmente tem acima de nove músicas.

Repackage: Um álbum misturando músicas novas e antigas.

Comeback: Quando um artista que já debutou ou estreou, irá lançar uma nova música/álbum depois de alguns meses, isso é chamado comeback.

Feat: Quando um artista ou um grupo chama outro artista ou grupo para lançarem uma música juntos. Esse termo não se encaixa em duplas a menos que as duplas chamem alguém para colaborarem.

Remake: Ramake é re-fazer uma música que já foi lançada por outro artista.